Você sabe o que é comemorado no dia 11 de fevereiro?

Nessa data celebramos o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência, mas você sabe como ela surgiu?

Por um longo período da história,  o corpo feminino foi relacionado a uma capacidade intelectual e cognitiva menor do que a dos homens. Por esse motivo, durante muito tempo as mulheres foram excluídas de uma educação formal e, com isso, a disparidade entre os gêneros na carreira e produção científicas é uma realidade que reflete até os dias de hoje, mas, com o passar dos anos, as mulheres foram conquistando o seu espaço. Como prova disso, a ONU estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. 

Essa data foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, visando o comprometimento da sociedade com a igualdade entre homens e mulheres no setor educacional.  Ao longo da história, muitos nomes de destacaram nas mais diversas áreas da ciência, como física, química, matemática, neurociência, astrofísica, biologia, engenharia, ciência da computação, entre tantas outras.  Fique de olho nas dicas a seguir para conhecer mais sobre essas incríveis personalidades: 

  • Hipátia: uma das primeiras mulheres que se tem registro de ter estudado e ensinado matemática, se tornando uma das primeiras professoras de Alexandria. 
  • Marie Curie: uma cientista e física de origem polonesa que conduziu diversas pesquisas no ramo da radioatividade. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhar dois deles (de física, em 1903 e de química, em 1911). Diversos filmes foram criados em sua homenagem, os mais recentes são: “Marie Curie” (2016) e “Radioactive” (2020). 
  • Suzana Herculano-Houzel: brasileira, passou anos estudando o cérebro humano e conseguiu encontrar uma forma de calcular quantos neurônios temos. 
  • Outras mulheres que também foram importantes para a história: Rosalind Franklin (química britânica que contribuiu com estudos para o entendimento do DNA, RNA, vírus, carvão mineral e grafite) e Nettie Stevens (bióloga e geneticista norte-americana que identificou os cromossomos X e Y). 
  • Emmy Noether: é considerada uma das pessoas mais importantes do campo da matemática, tendo criado o campo da álgebra abstrata.

Gostou do assunto? Confira dicas de filmes e livros para saber mais:

  • Livros: “As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, “Mulher faz Ciência: dez cientistas, muitas histórias”, “Gênio obsessivo: o mundo interior de Marie Curie”, “Mulheres Fortes: O que Tinham em Comum as Mulheres Laureadas com o Prêmio Nobel?”, “Mulheres na Física Casos Históricos, Panorama e Perspectivas”, “Wonder Women: 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença”.
  • Filmes: “Estrelas além do tempo” (2016), “Temple Grandin” (2010), “Alexandria” (2009), “Nas Montanhas dos Gorilas” (1988). 

A PRÓXIMA GRANDE CIENTISTA PODE SER VOCÊ!

Saiba mais em: Instituto Legado; ONU News; Revista Galileu; SBMFC; MultiRio.