A importância da família no processo de aprendizagem

EDUCAÇÃO Pais têm papel fundamental de acompanhar o estudante, disponibilizar tempo e espaço para os estudos

O 2020 foi um ano atípico e desafiador, mas de muitas descobertas no ambiente escolar. Novas formas de transmissão do conhecimento, de troca de ideias e plataformas de ensino. O ano letivo mostrou o quanto a tecnologia pode ser usada a favor do sistema de ensino e, mais do que isso, o quanto o papel da família é importante no processo de aprendizagem.

Diretor do Colégio Gaspar da Silveira Martins, Tiago Becker enfatiza que “a escola nunca precisou tanto da ajuda dos pais e os pais nunca precisaram tanto da ajuda da escola”. Neste sentido, o papel da família é essencial na rotina escolar. Em 2020, algumas famílias tiveram sucesso no processo, outras nem tanto. “Não podemos esquecer que principalmente com alunos menores, a educação se faz nas relações. Um adulto consegue se comunicar por plataformas digitais, já a criança necessita de outra para brincar”, diz. Becker reforça a importância de possibilitar momentos e vivências dessas crianças com outras.

Na medida em que vão crescendo, os estudantes têm mais autonomia e isso é natural do desenvolvimento humano. Porém, conforme o adolescente cresce, ele se introduz na vida adulta aos poucos, mas necessita de disciplina e estudo. Há adolescentes que têm isso mais forte e conseguem se organizar e focar nos estudos, já outros não conseguem fazer isso tão bem. “O papel da família é sempre disponibilizar tempo e espaço para que isso possa acontecer. Que o adulto não ofereça distração e dê possibilidade de o aluno ter foco no estudo”, completa o diretor.

É papel da família também oferecer um ambiente de estudo adequado, com rotina, sem esquecer dos intervalos. Neste processo, a tecnologia pode ser uma aliada por meio de sites e aplicativos que utilizam a técnica Pomodoro Technique, por exemplo. É um método de gerenciamento de tempo que consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por intervalos curtos.

ALFABETIZAÇÃO

Com as crianças menores, o período de alfabetização é um processo e tem fases. É importante que a família auxilie neste ciclo com atividades de incentivo. A leitura pausada de um livro, jogos de linguagem e trava-línguas, por exemplo, são algumas atividades que podem auxiliar para que a criança crie gosto pelo aprendizado. “São várias atividades que podem ser feitas em casa e ajudam na alfabetização. O que não pode fazer é algo forçado, pois dessa forma se destrói um processo, pois a criança está formando uma compreensão do mundo”, pondera.

Criar uma rotina com ritmo também se torna essencial neste processo, com uma alimentação adequada e ambiente que favoreça o aprendizado. “Rotina boa é aquela que tem ritmo, isso dá segurança para a criança. A escola proporciona isso de forma natural”, defende.

Neste sentido, as crianças com vulnerabilidade social foram as mais afetadas durante a pandemia. Becker ressalta que muitas só têm refeição na escola e, muitas vezes, é o único lugar onde conseguem se expressar. O professor reforça que muitas escolas públicas no país são mais que um espaço de aprendizado, mas sim um refúgio. “É uma questão de consciência social, é na escola que são identificadas questões de abuso e vulnerabilidade que as crianças vivenciam em casa. A escola no Brasil tem esse papel de forma muito forte”, salienta.

Ano letivo 2021

O ano letivo do Colégio Gaspar começa no dia 22 de fevereiro. A escola adotou o modelo híbrido de ensino, com aulas presenciais e remotas. Cada turma terá uma rotina diferente, com horários variados conforme necessidade. “Fizemos um planejamento. Como cada turma tem uma peculiaridade, teremos alunos com mais atividades presenciais que outros”, explica o diretor Tiago Becker.

Como criar uma rotina de estudos

• Ter horários de estudo definidos, com possibilidade de intervalos
  • Local tranquilo para estudar, para que o estudante possa ter foco
  • Definir meta do dia e da semana