Por que Gaspar Silveira Martins?

Você sabe a origem do nosso nome?

Anterior à década de 1950, havia na cidade de Venâncio Aires apenas uma escola voltada para o ensino em nível de 2º grau, sendo exclusiva para garotas praticantes do catolicismo. Por conseguinte, os demais jovens precisavam se deslocar até as cidades vizinhas para terem acesso ao conhecimento, resultando na desmotivação de muitas famílias quanto à aprendizagem de seus filhos devido às dificuldades geográficas e econômicas que precisavam enfrentar.

Diante dessa realidade, amigos ligados à comunidade evangélica propuseram a construção de uma escola com a capacidade de formar jovens. Embora tenha sido pensada como opção de educação para o público masculino, desde o início procurou educar a todos e a todas – independente do sexo e religião – com uma didática humanística voltada à sensibilidade artística e ao respeito para com as pessoas. Todavia, precisavam nomear a instituição com uma denominação que fosse ao  encontro dos seus pensamentos.

A partir disso, foi sugerido e aceito o nome de Gaspar Silveira Martins (1835-1901), um magistrado e político brasileiro que, dentre seus propósitos, lutou pela igualdade de direitos para todos, independente da religião que praticassem. Assim, no dia 2 de abril de 1953 foi fundado o Colégio Gaspar Silveira Martins, uma escola comunitária para todos os venâncio-airenses. Seu objetivo, desde o seu princípio, foi a busca pela igualdade e pelo desenvolvimento intelectual e humano.