O mês de junho vai começar! E ele é marcado pelo quê?

Isso mesmo, a Festa Junina! Ela surgiu na Antiga Europa, há centenas de anos, e aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita. Essa comemoração foi trazida ao Brasil pelos portugueses, mas por coincidência, os índios que habitavam o nosso país realizavam rituais nessa mesma época de junho para celebrar a agricultura, assim como as festas europeias. Com o tempo, elas se fundiram e os pratos passaram a utilizar alimentos nativos, como mandioca e milho, e foram popularizadas como a festa que valoriza o homem do campo. 

A comemoração também está relacionada com o solstício, e tem muita relação com a forma como as sociedades lidam com a agricultura, as estações e as influências delas na formação cultural já que, para muitas culturas, a renovação do ciclo solar representa um recomeço e, por isso, tornou-se motivo para festividades. 

Podemos perceber que as festas de junho possuem diversas simbologias e podem ser comemoradas de diversas formas! As restrições sociais também fazem com que tenhamos que repensar o formato de comemorar essas festividades. E o Colégio Gaspar está pensando em uma forma muito especial de fazer isso. Você já imaginou como é caloroso celebrar uma época tão especial do ano, aquecendo nossos corações e aos outros neste início de inverno? 

Isso aí! A partir de 2021, estaremos comemorando a Festa de Inverno! Mas como não podemos nos reunir para celebrar da maneira tradicional, com muito pinhão e pipoca, pensamos que podemos aquecer nossos corações de outra forma, com uma nova campanha de doações. Dessa vez, a nossa meta será ajudar outras pessoas a passar um inverno mais confortável e quentinho! Você nos ajuda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *