Colégio Gaspar completa 70 anos em abril

Uma série de ações são preparadas para marcar os 70 anos de fundação do Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires. Para marcar o aniversário no dia 2 de abril será realizada uma mateada com apresentações musicais e dos projetos desenvolvidos com os alunos. A medida foi destacada pela diretora Alana Roos em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.

Antes disso, no dia 13, às 10h30min, no primeiro dia do ano letivo, será inaugurado o novo refeitório da escola com capacidade para receber até 180 pessoas de forma concomitante. No evento será apresentado o novo cardápio do colégio, mas também a cozinha industrial e a cozinha pedagógica, que sediará oficinas e cursos na área de nutrição e de gastronomia.

Também será reaberta a cantina que precisou paralisar as atividades por conta da pandemia provocada pela Covid-19. Das obras elencadas para 2023 será investido na renovação do ginásio do educandário com a reforma da quadra esportiva. No ano será fortalecida a presença dos estudantes em eventos esportivos e de danças. Será retomada a oficina de ciências.

SICREDI

Com o intuito de estimular a liderança, cidadania, conhecimento, protagonismo juvenil e o empreendedorismo, o Colégio Gaspar firma parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo para o desenvolvimento do Programa Cooperativas Escolares. A intenção é criar ao longo de 2023 uma cooperativa escolar dentro do Gaspar.

Durante os encontros, os estudantes associados à cooperativa escolar planejam ações e deliberam sobre temas de interesse do quadro social. Com a cooperativa o colégio já mantinha outros dois programas, um deles de educação financeira como forma de fomentar uma vida financeira sustentável e uma sociedade mais próspera.

A INSTITUIÇÃO

A instituição de ensino conta atualmente com mais 620 estudantes matriculados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, oferecendo, além do ensino regular, atividades complementares. São 97 funcionários, dos quais 65 são professores. Mantido pela Associação Escolar Gaspar Silveira Martins, o Colégio Gaspar é uma escola comunitária ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Por se tratar de uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, a entidade concede bolsa de estudos e prática projetos sociais.

Acesse a entrevista completa em: https://open.spotify.com/episode/0XMhzvgTvsGwaKHsG2FVa6?go=1&sp_cid=6188e51f1829050d9f23b66d3814e4a9&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop

Por Cristiano Wildner – Folha do Mate