O Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, com apoio da Rede Sinodal de Educação, realizou o Encontro Nacional de Equipes Administrativas da Rede Sinodal de Educação (ENEA 2023), nos dias 11 e 12 de maio. Com o tema “Gestão humanizada: criando novas histórias”, o evento iniciou na quinta-feira, data do aniversário de 132 anos da cidade, e teve continuidade na sexta-feira.
Objetivando entusiasmar equipes administrativas para o trabalho qualificado e de excelência dos profissionais técnicos administrativos, a programação contou com ciclo de palestras e oficinas. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre administradores, tesoureiros, bibliotecários, secretários, recepcionistas, gestores de Recursos Humanos, responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação das escolas que integram a Rede Sinodal de Educação.
Comportamento e comunicação
A palestra inaugural, “Ouse ir além”, foi proferida pelo professor e mentor Rodrigo Annunciação, com experiência na liderança de equipes comerciais e operacionais.
Em seguida o mestre em aspectos cognitivos e emocionais do envelhecimento, Dr. Guilherme Nogueira, abordou o tema “Aspectos neurocientíficos do comportamento humano: as contribuições das neurociências para a gestão administrativa nos espaços escolares”. Ele frisou que as pessoas são influenciadas pelos ambientes e pelas vivências. “A cultura institucional se ancora na qualidade dos relacionamentos. Precisamos ampliar os nossos limites para entender o outro. Aprendemos muito mais pela observação”, disse. Nogueira também falou de felicidade. “Um cérebro feliz produz e libera neuroagentes que colocam os pensamentos e atitudes num curso positivo e pró-social. A atividade de circuitos neurais responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar inibe a atividade de circuitos de dor e sofrimento”, explicou.
A relações públicas Liesel Dick, especialista em Formação Pedagógica e Marketing Público, proferiu a palestra “Time forte: comunicação estratégica”. De maneira prática, ela resumiu: “ação sem comunicação é confusão; comunicação sem ação é enrolação; ação sem planejamento é sofrimento; planejamento sem ação é ilusão”.
Cases de sucesso e oficinas
A programação também teve momento especial para apresentação de cases de sucesso. Foram compartilhadas experiências de gestão da Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau/SC, sobre captação e retenção de estudantes; do anfitrião Colégio Gaspar Silveira Martins, sobre ações na biblioteca; do Colégio Martin Luther, de Estrela, com indicadores de performance na construção do desenvolvimento escolar; e do Colégio Ipiranga, de Três Passos, sobre estratégias de captação e prospecção.
Oficinas segmentadas e especialmente dirigidas aos profissionais dos diferentes segmentos e equipes administrativas também contribuíram para a formação do grupo. Foram abordadas questões como habilidades do administrador no atual cenário, gestão de custos e precificação, contadores de histórias, gestão do tempo, técnicas de atendimento – como resolver conflitos, gestão por competências – como desenvolver a carreira no ambiente escolar, e gestão de TI para educação.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação/Franklin Piran Becker